Cantores Latinos que pertencem aos Anos Dourados

 

Bienvenido Rosendo Granda Aguillera,nome artístico, Bienvenido Granda (Havana, 30 de agosto de 1915 - Cidade do México, 9 de julho de 1983) foi um cantor cubano de boleros, tangos e ritmos cubanos.
Começou sua carreira entre as décadas de 1940 e 1950, em emissoras de rádio, como a Rádio Cadena Azul, Rádio Cadena Suaritos, Rádio Progreso . Seu primeiro conjunto chamava-se Sonora Matancera, em 1940. Atuou com este grupo durante muitos anos, até que, em 1954, começou a sua carreira solo. Apresentou-se em vários países da América Latina até fixar residência na Cidade do México. Interpretou vários gêneros musicais cubanos e caribenhos, especialmente o bolero.
Por portar um grande bigode, era alcunhado de El bigote que canta (O bigode que canta).
Músicas:
Angústia
Hipócrita
Perfume de Gardenia
Señora
 
 
Carlos Gardel (Tacuarembó(Uruguai) ou Toulouse(França), 11 de dezembro de 1890 — Medellín(Colombia) 24 de junho de 1935) foi o mais famoso dos cantores de tango argentino, país ao qual chegou aos dois anos de idade.
Seu lugar de nascimento constitui uma questão controversa.Gardel era esquivo sobre o tema e quando indagado dizia: "Nasci em Buenos Aires aos dois anos e meio de idade".
Cantor e ator celebrado em toda a América Latina pela divulgação do tango.
Pela sensualidade de sua voz, que se presta muito bem à interpretação da milonga – gênero precursor do tango Gravou mais de novecentas canções, entre tangos, fox-trots, fados, pasodobles e músicas folclóricas, vendendo milhares de discos na América Latina e Europa.
Gardel não viveu nos Anos Dourados mas deixou sua obra que nos bailes de 60 muito se dançou o tango.
Músicas:
A Media Luz
El Dia que me quieras
La Cumparsita
Mi Buenos Aires Querido
 
 
Gregório Barrios (Bilbao na Espanha,31 de janeiro de 1911 - São Paulo,SP,17 de dezembro de 1978),cantor espano argentino.
Com 10 anos veio com sua familia para a Argentina.
Resolve então estudar canto,foram 15 anos de aulas.
Em 1938, passa a cantar na Rádio Callao.
Suas vindas ao Brasil cada vez mais se amiúdam, de tal modo que logo se tornaria como que um artista brasileiro. Nos clubes, nas rádios, nas casas noturnas, por toda a parte, capitais e interior, comparecia para levar seus sucessos e receber os aplausos de um público imenso e fiel. Atuava em toda a América do Sul.
Em 1962, transfere sua residência para um apartamento em Copacabana.Casou com uma brasileira.
Músicas:
Dio como te Amo
Ojos Verdes
Quizas, quizas, quizas
Recuerdos de Ypacarai

 
 
 
Josep Carreras Coll (Barcelona, 5 de dezembro de 1946) é um cantor lírico catalão. Mais conhecido pela versão castelhana de seu nome, José, Carreras é um dos célebres "três tenores", juntamente com Plácido Domingo e Luciano Pavarotti.
Com apenas 11 anos, estreou no Gran Teatro Del Liceo de Barcelona, o papel de El Trujiman, o menino narrador da obra de Manoel de Falla - "O Retabulo de Maese Pedro". Em 1970 neste mesmo teatro, aconteceu a sua estreia como profissional, ao lado de Montserrat Caballé, na ópera Norma de Bellini.
Músicas:
Amapola
Amigos para sempre
Granada
 
 
Julio Iglesias (Madrid, 23 de setembro de 1943) é um cantor espanhol de fama internacional.
Jogador no Real Madrid, entre 1958 e 1963. Neste ano sofreu um terrível acidente automobilístico, fruto de conduzir com excesso de álcool, que lhe pôs fim à carreira futebolística, devido a graves lesões nas pernas e braços, do qual nunca recuperou na totalidade. Daí, optou, a uma carreira musical.
Marcado pela voz e seu detalhismo nas canções, além de grande carisma, se tornou o mais bem sucedido artista latino em todos os tempos, com números impressionantes: 250 milhões de cópias vendidas, 2600 discos de ouro e de platina, quatro mil espetáculos em mais de quinhentas cidades do mundo.
Mora em Miami, com a sua esposa, onde cuida de sua carreira.
Músicas:
A media Luz
Adios Pampa mia
Crazy
Manuela
 
 
Luis Enrique Gatica Silva,nome artístico ,Lucho Gatica (Rancagua, Chile, 11 de agosto de 1928),famoso cantor chileno de boleros.
Calcula-se que ele tenha vendido mais de 22 milhões de disco em todo mundo.
Em 1950 o tango dominava o Chile e Lucho Gatica mostrou o Bolero para seu pais e o mundo.
Em 25 de janeiro de 2008,Gatica foi imortalizado com uma estrela(número 2354) na Calçada da Fama de Hollywood, sendo o segundo chileno, depois de Don Francisco a receber tal reconhecimento.
Músicas:
Besame mucho
La Barca
Sabra Dios
Solamente una vez
 
 
José Plácido Domingo Embil (Madrid, 21 de janeiro de 1941) é um tenor e maestro espanhol bastante famoso por ter integrado juntamente com Luciano Pavarotti e José Carreras o grupo dos Três Tenores
Em 1949, sua família se mudou para a Cidade do México a fim de trabalhar em ópera e logo iniciou seus estudos de piano.
Em 1958,além de cantar música lírica, fez também os coros de cantores de rock como Enrique Guzmán e César Costa, na banda Los Black Jeans.
Em 1962, uniu-se à Ópera de Tel Aviv, onde nasceria sua fama. Passou ali dois anos e meio, cantando em 280 ocasiões. Posteriormente, em 1966, estreou na Ópera de Nova York a ópera Don Rodrigo, de Alberto Ginastera. A partir de 1968, quando se apresentou no Metropolitan de Nova York pela primeira vez a ópera Adriana Lecouvreur, de Francesco Cilea, fazendo par com Renata Tebaldi, passou a sempre abrir a temporada em vinte e uma ocasiões, superando o recorde de Enrico Caruso. Durante sua carreira, cantou na maioria das maiores casas de ópera do mundo, e nos principais festivais.
Músicas:
Adios
Aquellos Ojos Verdes
Sabras que te Quiero